O Centro Yoga de Queluz tem como propósitos o Estudo, Ensino e Difusão do YOGA, bem como conhecimentos que promovam bem-estar e desenvolvimento pessoal, com a visão de agregar energias positivas que possam construir uma humanidade mais saudável, feliz e equilibrada.
Estamos ao serviço da comunidade desde 2003, perseverando em princípios de qualidade e seriedade no Estudo, Ensino e Difusão da prática e filosofia do YOGA e dos seus pontos de vista filosóficos.
O nosso propósito é proporcionar vias e instrumentos de apoio para que cada um possa evoluir na construção do conhecimento de SI, poder partilhá-lo com os que o rodeiam e participar na edificação de uma sociedade mais Atenta e Justa, conhecedora da profunda União entre a Humanidade e o Universo Conscientes.
Pretendemos transmitir a mensagem destes conhecimentos e disciplinas afins, facultando a todos aqueles que o desejarem uma aprendizagem com qualidade destas nobres e ancestrais filosofias.
Dispomos de professores e colaboradores competentes e qualificados que, respeitando a individualidade e as diferentes capacidades de cada aluno, procuram estimular o imenso potencial que todos possuímos e que é inerente à nossa qualidade de seres humanos.
O Sāmkhya e o Yoga são Filosofias (Darshana ou Ponto de Vista) nascidas no Oriente Asiático, cujas mais antigas raízes remontam pelo menos à civilização calcolítica do Vale do Indo (localizada em regiões que correspondem em parte ao actual Paquistão e Noroeste Indiano) e que se desenvolveram posteriormente em todo o território Indiano. Uma cuidada transmissão oral (e posteriormente escrita) de Mestres a discípulos permitiu que estes antigos conhecimentos sobre as realidades Humano-Cósmicas mais profundas chegassem até aos nossos dias.
A palavra Sāmkhya, vem da raiz Sanskrita Khyā, junto com o prefixo Sam, significando etimologicamente soma, cálculo, enumeração, de onde derivaram as ideias de exposição, análise, investigação, discriminação, discernimento.
É uma filosofia, desde tempos ancestrais indissoluvelmente ligada ao Yoga, que procura compreender a génese e o desenvolvimento Cosmológico e Humano, “enumerando” todos os seus componentes e princípios evolutivos.
A palavra Yoga (lê-se com as vogais fechadas, como em amor), vem da raiz Sanskrita Yuj, significando etimologicamente ligar, unir. É uma filosofia que propõem aos seus praticantes uma forma de vida saudável e correcta, ensinando a explorar e desenvolver as capacidades físicas, energéticas, emocionais e mentais que todos possuímos. A ligação ancestral entre estas duas filosofias advém de o Yoga, com base na filosofia do Sāmkhya, ensinar de forma prática o caminho que o ser humano deve percorrer rumo à plenitude do seu ser.
Se este é um assunto do seu interesse, está no sítio certo, clique aqui para saber mais.