Terapias

Ayurveda

Ambos, o Ayurveda e o Yoga partilham o mesmo propósito. A realização do Ser, o regresso ao estado natural, saudável e feliz.

A medicina Ayurveda um dos mais antigos sistemas terapêuticos da humanidade desenvolvido há mais de 5 mil anos, partilha os mesmos princípios filosóficos do Yoga.

O termo Ayurveda é uma palavra sânscrito constituída pelas palavras Ayus + Veda.

Ayus significa Vida, Veda deriva da raiz Vid e significa conhecimento. Para o Ayurveda, Saúde e Vida são considerados sinónimos. Ayurveda significa conhecimento da Vida em todos os seus aspetos, físico, mental e espiritual.

Para o Ayurveda, a doença é muito mais que a manifestação de sintomas, considera-se que a doença se inicia muito antes de chegar à fase visível, na qual se manifesta.

De acordo com o Ayurveda, as doenças são causadas pelo desequilíbrio nos biotipos, Doshas, seja este desequilíbrio de origem mental, emocional ou física.

Com base na determinação do Dosha e dos desequilíbrios existentes, é aconselhada uma terapia. A Medicina Ayurveda engloba diversos métodos, destaca-se com maior ênfase a nutrição adequada, a digestão, hábitos de vida, padrões de sono e vigília, a massagem, processos de purificação e limpeza orgânica. O envolvimento do paciente é fundamental neste processo, permitindo-lhe cultivar uma vida em harmonia com a natureza e o espírito.

PREÇO
Conjunto de 5 consultas
225,00 EUR
1 Consulta
50,00 EUR
MARCAÇÕES

Faça a sua marcação através de email ou telefone.

infoterapias@centroyogaqueluz.com

(+351) 21 430 18 19

MARCAÇÕES DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE DO TERAPÊUTA.
Procure fazer a marcação com pelo menos dois dias de antecedência.

Amândio Figueiredo

  • Possuidor de Cédula Profissional em Fitoterapia e Naturopatia das Terapias Não Convencionais/ACSS/DGS. Exerce consultas e prática clínica de Ayurveda e Yogaterapia no âmbito das Terapêuticas Não Convencionais (TNCs)
  • Membro fundador da Associação Europeia de Ayurveda (EuAA), e seu membro efectivo.

Nos anos 60 inicia a prática de Yoga, junto com outras artes e práticas orientais. A partir de outubro de 1982 passa a fazer os seus estudos e práticas Orientais na Escola do Mestres Georges Stobbaerts – Tenchi International.

Nos anos 80 conhece e estuda o Ayurveda aplicando-o na prática de Yoga. Desde então, tem vindo a aprofundar o estudo do Ayurveda, em 2003 inicia uma Formação de 4 anos em Ayurveda, que termina com a terapia completa de cinco procedimentos Ayurvedicos, conhecida por Panchakarma. Desloca-se diversas vezes à Índia para, onde aprofunda o conhecimento em Ayurveda, Yoga e Yogaterapia, bem como a vários países, quer na Europa, quer fora, onde se atualiza com vários Mestres das áreas das Terapias Não Convencionais (TNCs), e outras práticas com origem na Índia, China e Japão.

Participa como praticante e formador em alguns Encontros da União Europeia de Yoga, em Zinal, Suiça, assim como palestrante convidado para vários Seminários, Workshops e Encontros em Portugal e na Europa. Orienta e ensina Cursos de Ayurveda e Yogaterapia em Instituições de Ensino e/ou Associações afins.

É Diretor do Departamento de Ayurveda e Yogaterapia (DAYT) da Federação Portuguesa de Yoga-UP. É também Professor de Yoga no Curso de Formação de Professores da FPY-UP.

Publicações:

  • Livro: «AYURVEDA – Caminho de Saúde e Bem-estar»
  • Livro: «YOGA e AYURVEDA – A Auto-Ecologia Consciente»

Colaborando e participando noutras publicações.

Outras terapias com Amândio Figueiredo

Massagem Ayurvédica